sábado, 9 de abril de 2011

Lucha Libre!!!

Pessoas se apresentando com mascaras engraçadas, roupas coloridas, fazendo piruetas, dando cambalhotas, sendo observados por uma plateia estupefata, envolvida e ávida por diversão!!! Essa descrição pode até parecer um show circense, mas estou falando mesmo é da boa e velha luta livre!
Luta livre para quem não sabe realmente é uma modalidade esportiva, também conhecida por wrestling e atualmente é muito popular pelos praticantes de MMA. É a luta ocidental mais antiga, não sendo possível precisar sua origem, mas sendo bastante mencionada nos jogos olímpicos da Grécia antiga. É basicamente um apanhado de chaves, torções, estrangulamentos e arremessos com o objetivo e subjugar o adversário, sendo permitido também o uso de chutes, soco, joelhadas e cotoveladas dependendo da variação que esta sendo praticada. A luta greco-romana é uma variação da luta livre, porém segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar somente a parte de acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.
A luta livre é a modalidade esportiva mais popular no México. O mais incrível é que não é a versão séria, mas sim aquela conhecida por Catch! O famoso TeleCatch, daqueles que passavam no SBT e mais tarde na extinta TV manchete, com aqueles brucutus saltando dos cornes dos ringues e usando tanguinha!!!. Marmelada total e sem vergonha, mas bem divertida! A luta livre mexicana é caracterizada pela rápida sequência de holds e movimentos aéreos, como bem os espetaculares "high-flying moves"; muitos destes sendo adaptados e utilizados nos Estados Unidos.
Surgiu no México no início do século XX, sendo um fenômeno que não parava de ganhar audiência no país. A popularidade crescente incentivou Salvador Lutteroth a fundar a empresa Consejo Mundial de Lucha Libre, que existe até hoje, mas na época era chamada de Empresa Mexicana de Lucha Libre, no ano 1933. Em algumas décadas a luta livre se tornou parte da cultura mexicana.
Outra característica marcante na luta livre mexicana é sem duvida o uso de mascaras!! Inicialmente elas eram muito simples, servindo apenas para diferenciar um lutador de outro, mas atualmente elas funcionam como uma identidade de cada lutador, tendo todo tipo de aparência. A máscara é considerada "sagrada" em alguns lugares, tanto que em uma luta, se o lutador arrancar a máscara do outro, é desqualificado. El Santo, o lutador mais famoso do México, usou a máscara durante toda a sua carreira, retirando ela somente quando estava muito velho.
E por falar em El Santo, esse lutador foi tão popular no México que chegou a estrelar uma serie de filmes. Vai um trailer de um de seus diversos filmes. El Santo e BlueDemon quebrando o lobisomen no cacete!!! Santo y Blue Demon contra Darcula y Hombre Lobo!!!
Essas ilustrações foram feitas ao longo de 2010 inspirado nesse universo fantastico que é o da luta livre mexicana. Espero que seja agradável para quem veja quanto foi pra mim faze-las!

3 comentários:

Mariana Machado Hirche disse...

Eu gosto do Pullllllllga. E Nacho Libre. E de praticar.

Rafão Araujo disse...

Mano...esses desenhos ficaram muito fodas!

Marley de Lima disse...

Que legal o seu blog.
Quero seguir!!!
Super parabéns!!!!!!!!!