terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ilha Grande!!


Ilustração feita a pedido do amigo Rafael Araujo para o blog Reduto do Bucaneiro!! Uma espécie de prisão em estilo vitoriano sobre uma ilha rochosa! Díficil não pensar em Alcatraz!
Alcatraz foi uma base militar entres os anos de1850 a 1930. Então foi comprado pelo o Departamento de Justiça dos EUA, e em1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Funcionou por 29 anos sendo fechada em 1963, com o governo alegando que o complexo tinha um alto custo de manutenção, e não possuía a mesma segurança de uma cadeia moderna, e que era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.
Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de São Franciso. Três fugitivos,
Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em11 de junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas, e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape from Alcatraz. Certeza que já viram na sessão da tarde! =)


O Brasil também já possuiu uma prisão em uma ilha! A famosa Ilha grande, no litoral do Rio de Janeiro. Foi construída originalmente no período imperial, destinada a abrigar pessoas doentes, portadoras de alguma enfermidade altamente contagiosa, principalmente cólera. Já no governo republicano, esse, logo passou a ter outros planos para o complexo da Ilha Grande.

A primeira proposta a surgir foi a de transformar todo aquele local em um enorme orfanato, destinado aos filhos de imigrantes, dos ex-escravos e da população pobre do Rio de Janeiro. A ideia não vingou, mas logo com a explosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, em 1932, Getúlio Vargas reabre o Lazareto, mas apenas para prisioneiros de guerra. Com a vitória getulista sobre os constitucionalistas, o Lazareto volta a ser apenas uma prisão normal. Em 1940, o Brasil entra na Segunda Guerra Mundial e o Lazareto é reformado às pressas. Para lá, foram enviados os presos que estavam na Colônia Penal de Dois Rios. Aquela prisão destinava-se agora somente aos presos de guerra.

O lance final da história do Presídio do Lazareto ocorre em 1963. Sob as ordens do Governador do Estado, Carlos Lacerda, todo o complexo é demolido após ser desativado. Resta apenas uma galeria, que fora escavada nas rochas, e o aqueduto.

Um local afastado, muito bem protegido, de difícil acesso e natureza hostil: na visão dos ditadores, o melhor local possível para a construção de um presídio para aqueles que deveriam estar o mais longe possível da sociedade. Assim, a Ilha Grande foi transformada em um local maldito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo desenho, Rabelo. Entendo agora o motivo de seu sumiço. Novamente devo te cumprimentar pelo cuidado com os detalhes. Desenhou o píer, o farol para guiar os barcos, o caminho iluminado que sobe o rochedo até o portão principal.
Escape from Alcatraz! Muito bacana. Esse a Globo preferia exibir no Domingo Maior. A Sessão da Tarde pegava mais leve. Só que o leve era um De Volta para o Futuro, um O Rapto do Menino Dourado, um Aventureiros do Bairro Proibido. Hoje, só filmes de animais-de-estimação-mascadores-de-chiclete, ou da Supremacia Olsen (as gêmeas que parecem aquele boneco do cabelo verde espetado, lembra?).

FN

Naira Rosana disse...

Mr. FN... O Sr. Polidez! Só os amigos mesmo pra saber quem é! rs