quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Elfos Nyss!!


Ilustração feita para os amigos do Reduto do Bucaneiro retratando uma cena de luta entre um Nyss andarilho, personagem criado por Rafael Araújo, contra um grupo de Imperskoy Poliks, uma espécie de unidade de choque originarias de Khador, um reino imaginário presente no sistema de RPG chamado de Reinos de Ferro.
A proposta era retratar uma cena na qual um grupo de Imperskoy Poliks tentam imobilizar esse Nyss, mas esse resiste violentamente a investida.
O Nyss´s são uma raça presente no sistema Reinos de Ferro. São originários de uma região gélida e inóspita, norte de Immoren Ocidental. Segundo as palavras do amigo Rafael Araújo os Nyss são “Nômades, fortes, sobreviventes. Qualquer Nyss sabe que o mundo é difícil e para isso tem que estar preparados. Os filhos de Nyssor (antigo Deus Elfo) espera o dia do acerto de contas, enquanto isso, seus filhos lutam contra o flagelo, o frio e o avanço Khadorano. Definitivamente, ser um Nyss é um fardo arduamente pesado”.
Os Khadoranos ficam para uma ilustração futura, mas se a curiosidade bateu, espia na pagina do reduto!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tattoo!!


A tatuagem, ou dermopigmentação, é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo e também uma das mais antigas e difundidas no planeta, tendo surgido em diversas regiões e em diversas culturas. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, através de uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento doloroso e que durante muitos séculos foi completamente irreversível.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
O termo tatuagem tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul. O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook, que escreveu em seu diário a palavra "tattow", que era o som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

No ano de 787, D.C., a igreja católica proibiu a tatuagem, pois era considera como uma pratica demoníaca, sendo tratada como vandalismo do próprio corpo, uma maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo.

No extremo oriente as tatuagens eram feitas usando farpas de bambos embebidas nos pigmentos que dariam cor ao desenho, em seguida introduzidas nas camadas de pele. A tatuagem tradicional japonês, chamada de irezumi é uma das mais conhecidas formas de tatuagens no mundo.





Em Samoa, onde a palavra tatuagem surgiu, a tatuagem é reconhecida como um rito de passagem necessário para os meninos adolescentes passarem para a vida adulta, sendo aceitos como membros dos aumaga (associação de homens jovens) e também passam a ter o direito de servir aos matai (os chefes). É uma experiência dolorosa e extenuante: uma ferramenta similar a um pente é embebida em pigmento e repetidamente martelada sobre a pele para formar as imagens, normalmente seguindo padrões geometricos. A tatuagem tradicional masculina em é chamada de pe'a. A tatuagem tradicional feminina é chamada de malu.





Essa ilustração foi feita a pedido de uma grande amiga, Mariana, para homenagear seus filhos, João e Matias. Nunca havia feito uma ilustração para se transformar em tatuagem, então fiz da forma que acredito que sintetize os sentimentos que unem mãe e filhos. O tatuador que se vire depois para pintar isso!