sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tattoo!!


A tatuagem, ou dermopigmentação, é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo e também uma das mais antigas e difundidas no planeta, tendo surgido em diversas regiões e em diversas culturas. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, através de uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento doloroso e que durante muitos séculos foi completamente irreversível.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
O termo tatuagem tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul. O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook, que escreveu em seu diário a palavra "tattow", que era o som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

No ano de 787, D.C., a igreja católica proibiu a tatuagem, pois era considera como uma pratica demoníaca, sendo tratada como vandalismo do próprio corpo, uma maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo.

No extremo oriente as tatuagens eram feitas usando farpas de bambos embebidas nos pigmentos que dariam cor ao desenho, em seguida introduzidas nas camadas de pele. A tatuagem tradicional japonês, chamada de irezumi é uma das mais conhecidas formas de tatuagens no mundo.





Em Samoa, onde a palavra tatuagem surgiu, a tatuagem é reconhecida como um rito de passagem necessário para os meninos adolescentes passarem para a vida adulta, sendo aceitos como membros dos aumaga (associação de homens jovens) e também passam a ter o direito de servir aos matai (os chefes). É uma experiência dolorosa e extenuante: uma ferramenta similar a um pente é embebida em pigmento e repetidamente martelada sobre a pele para formar as imagens, normalmente seguindo padrões geometricos. A tatuagem tradicional masculina em é chamada de pe'a. A tatuagem tradicional feminina é chamada de malu.





Essa ilustração foi feita a pedido de uma grande amiga, Mariana, para homenagear seus filhos, João e Matias. Nunca havia feito uma ilustração para se transformar em tatuagem, então fiz da forma que acredito que sintetize os sentimentos que unem mãe e filhos. O tatuador que se vire depois para pintar isso!

5 comentários:

Moa disse...

Que ilustra sensacional. Você está mandando muito bem.
Suucesso!

Unknown disse...

Muito bom, adorei a ilustração, já quero encomendar também!

Alexandre Rabelo disse...

Valeu Moacir! Obrigado e sucesso para vc também! Grande abraço!

Alexandre Rabelo disse...

Lizandra, tem espaço pra mais uma tatuagem ai? hehehehe

Unknown disse...

Tem muito espaço ainda! rsrs