quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fausto!!

Essas ilustrações apresentadas foram feitas no ano de 2002, na disciplina de desenho e ilustração, enquanto ainda estava na FAV-UFG . A proposta era escolher um livro e fazer algumas ilustrações para ele. Na época estava lendo Fausto e achei que seria interessante ilustrações retratando algumas cenas que achei marcantes. A primeira ilustração é o momento que Mefistófeles se manifesta para fausto. Momento em que ele se transmuta de um cão para sua forma humana. A segunda é o momento em que margarida, de luto pela morte de seu irmão, é observada pela figura de um anjo mau. A terceira é o momento em que Mefistófeles apossa-se de Fausto e Margarida ascende aos céus. Confuso? então leia o livro!
Johann Wolfgang Von Goethe. Escritor alemão nascido em Frankfurt no ano de 1749, tendo nas obras Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto, seus trabalhos mais famosos.
Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um grande sucesso, publicado no ano de 1774. Foi considerado o marco inicial do romantismo e é uma das primeiras obras de Goethe. Rezam as lendas que esse livro é na verdade autobiográfico, retratando uma desilusão amorosa sofrida pelo próprio autor. Outras lendas rezam que esse livro foi responsável por uma avassaladora onda de suicídios na Europa devido à profundidade com a qual Goethe se expressou em seu romance.
Fausto trata de uma popular lenda alemã de um pacto realizado pelo mágico e alquimista Dr. Johanne Georg Faust (1480-1540) com o Diabo!! Essa lenda é apresentada em diversos romances e um dos mais famosos foi o escrito por Goethe. Levou quase sessenta anos para concluir a obra, e ela foi feita em duas partes, e teria alicerçado esse personagem e sua lenda na cultura ocidental.
Resumindo, Goethe trata a lenda de Fausto da seguinte forma. Fausto ambiciona mais conhecimento e para conseguir mais ele evoca espíritos, até que na sua ganância por sabedoria, ele evoca Mefistófeles, o inimigo da luz, para fazer um pacto com ele. Nesse acordo Mefistófeles ira servir fausto por 24 anos em troca da alma de Fausto.

4 comentários:

Leonam disse...

Olha o cara, fala serio, isso vc não tinha mostrado não hem.

muito bom, e o texto de apresentação das imagens tambem ficou bacana.

Josué disse...

Muito massa Rabelo É ótimo ver a evolução do seu traço!
Parabéns!

Anônimo disse...

Suas ilustrações são mto bacanas,o legalnelas são os detalhes das cenas que vc retrata, mto bom!!!

Parabéns pela sensibilidade!

Marley de Lima disse...

Alexandre, eram essas as imagens que tinha falado. Cara, nunca esqueci dessas imagens. Perfeitas!
Basta "Fausto" ser mencionadro que já lembro das imagens que você fez. Parabéns sempre!!!