sábado, 28 de maio de 2011

Tod auf Kreta!!


Creta é a maior ilha de uma das treze periferias da Grécia. Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele
mar. Segundo um mito, era naquela ilha que vivia o minotauro.
Essa ilha foi também palco de uma batalha histórica, a operação Merkur. Um maciço desembarque de tropas aerotransportadas da Alemanha nazista com o objetivo de criar um trampolim para o norte da África.
No ano de 1941, após uma malfadada operação militar italiana com o objetivo de tomar a Grécia, Hitler se viu obrigado a intervir na região para garantir a neutralidade do império turco e garantir o tranquilo escoamento de suprimentos para a Alemanha. A Alemanha enviou tropas que estavam no leste europeu para garantir o território grego e expulsar as tropas britânicas que lá estavam lutando junto com as forças locais. Os britânicos se viram obrigados a recuar até a ilha de Creta, onde havia varias pistas de pouso cruciais para a preservação do abastecimento da Inglaterra pelo Egito. Hitler sabia que a ilha era vital para seu sucesso na tomada do norte da África, garantindo assim que os britânicos tivessem seus suprimentos estrangulados e não pudessem resistir ao assedio alemão na Europa.
Em 20 de maio de 1941 centenas de Junkers se lançaram contra Creta levando milhares de paraquedistas na que foi a mais impressionante batalha travada por tropas aerotransportadas da historia. Apesar da resistência britânica, em 31 de maio a ilha é tomada totalmente pelos alemães.
Impressionado com essa narrativa verdadeira, o amigo Josué Krishnamurti escreveu esse roteiro retratando uma batalha fictícia de um pequeno grupo de paraquedistas alemães na tomada dessa ilha. Essa historia foi apresentada no fanzine Útero de Gaia número 13, no ano de 2002. Finalizada pelo amigo Cristiano Gualberto e desenhado por mim. Espero que gostem de lê-la tanto quanto gostei de desenha-la.
Para ler o fanzine clique aqui!!
Um video sobre essa batalha pra ajudar a visualizar.

Um comentário:

Elite disse...

Impressionante! Este zine ficou demais! Parabéns!!